Diretrizes comuns propostas pelo
Comitê de Logística Promocional da AMPRO – Associação de Marketing Promocional.
SUMÁRIO
Este Guia contém propostas ainda em
discussão pelo Comitê de Logística Promocional da AMPRO de normas aplicáveis na
busca e seleção de Operadores Logísticos especializados em Armazenagem,
Manuseio e Distribuição de Material
Promocional, com atuação no âmbito nacional e regional e de todos os portes,
bastando adequá-las as realidades especificas e locais.
• O que é Marketing
Promocional?
• Definição de
“Marketing Promocional” da AMPRO
• As Ferramentas do
Marketing Promocional
• A importância do
Planejamento Logístico nas atividades promocionais
• Roteiro para
solicitação de Cotação e Orçamentos
1.
Descrição da Mercadoria
2.
Definição de Embalagem
3.
Símbolos de Movimentação
4.
Especificações da Carga
5.
Frete Peso e Cubagem
6.
Processamento de Pedido, Separação e Manuseio
7.
Transporte, Prazos e Destino
8.
Confirmações de Entrega
9.
Armazenagem (Gestão de Estoque)
10. Política Fiscal
•
Glossário Resumido de Termos de Logística
O
QUE É MARKETING PROMOCIONAL
O Conceito de marketing promocional
adotado pela AMPRO
foi
apresentado ao mercado durante o 1o BEMP – Encontro Brasileiro das Empresas de
Marketing Promocional, que aconteceu em agosto de 2003 e contou com a presença
de renomados profissionais do setor, palestrantes, moderadores e debatedores
nacionais e internacionais, sobre os mais variados temas dentro da nossa área.
A nossa busca incessante de
valorizar a atividade, tornando-a ainda mais respeitada, leva em conta fazer
com que o mercado abandone chavões e nomenclaturas inadequadas como: below the line, no
media, no
advertising, propaganda não
convencional.
Ou seja, vamos deixar de ser ‘não’ ou ‘abaixo’ qualquer coisa, pois estamos
falando de um mercado que representa mais de 20 bilhões de reais, ou seja, mais de 50% do total dos
investimentos em comunicação e marketing, conforme levantamentos realizados
pela AMPRO.
DEFINIÇÃO
DE “MARKETING PROMOCIONAL” DA AMPRO
Atividade do marketing aplicada a
produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao seu
público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas
e fidelização.
AS
FERRAMENTAS DO MARKETING PROMOCIONAL
É importante frisar que os
princípios aqui delineados aplicam-se a todas as técnicas, meios e instrumentos
utilizados pelo marketing promocional, em todos os níveis, referindo-se a todas
e quaisquer campanhas que envolvam:
• Promoções com
distribuição gratuita de prêmios, através de concursos, sorteios, vales-brindes
ou operações semelhantes;
• Ações constituídas
de ofertas, descontos, liquidações, trocas, coleções, amostras grátis, brindes,
vendas condicionadas com quaisquer itens acoplados a produtos, prêmios;
• Ações de
demonstrações, degustações e amostragens;
• Atividades de
marketing de incentivo: concursos de vendas e programas de incentivo à
produtividade e desenvolvimento de produtos e serviço para efetivação dos
programas de incentivo;
• Eventos de qualquer
natureza, incluindo os de lançamento de produtos, corporativos, sociais,
culturais e esportivos;
• Produtos,
equipamentos e serviços para realização de eventos de todos os portes.
• Organização e
implementação de feiras, exposições, convenções, seminários, reuniões,
encontros, fóruns, simpósios, congressos, cursos, festivais, gincanas,
desfiles, festejos, efemérides, certames, shows, patrocínios, copas, circuitos;
• As atividades de in store marketing em geral;
• Cuponagens,
material de literatura e promocional de ponto-de-venda;
• Projetos de
embalagens, marcas, logotipos, logomarcas, símbolos, programação visual e
demais peças que envolvem os produtos; Identidade visual corporativa;
• Ações de
merchandising e Materiais de PDV;
• Atividades de
coordenação de assessoria de imprensa e relações públicas;
• Atividades de
Marketing de Relacionamento, incluindo gerenciamento e coordenação de marketing
direto, DBM, CRM, telemarketing, call e contact center;
• Programas de
Marketing esportivo, cultural e social; Coordenação e gerenciamento de diversos
tipos de Pesquisa; Trabalhos de endomarketing;
• Internet e sua
utilização na área;
• Criação de Brindes,
gimmicks, produtos interativos/virtuais;
• Recursos humanos e
tecnológicos especializados.
Vale ressaltar que este documento
contribui para o GEA - Grupo de Estudos dos Acadêmicos da AMPRO, que tem como
objetivo gerar conhecimento tanto para o mercado como um todo, ou específicos,
tais como para mestres de universidades e ou
faculdades do país, e neste momento está atuando junto aos associados para
termos uma definição atualizada de Marketing Promocional.
A
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO LOGÍSTICO NAS ATIVIDADES PROMOCIONAIS
Considerando a variedade de ações
promocionais e campanhas e, principalmente, devido às características dos
produtos envolvidos, seu tratamento e seu planejamento de marketing, os
serviços logísticos destinadas ao segmento promocional são considerados
especializados, e, portanto, podemos destacar que a participação de um operador
logístico especializado neste segmento é uma importante ferramenta estratégica
de negócios.
Na elaboração de uma campanha ou
evento, a logística promocional deve ser levada em consideração desde o inicio
do processo (concepção da idéia), pois sua contribuição no planejamento pode
viabilizar a maximização dos resultados, dimensionado sua distribuição e
produção técnica.
As principais diferenciações dos
orçamentos de transporte e dos orçamentos associados ao marketing promocional
estão relacionadas ao:
• Planejamento
logístico: compreensão das características da campanha, envolvendo desde os
fornecedores até os pontos de exposição/ venda.
• Alternativa de
embalagens (para movimentação e armazenagem);
• Modais de
transporte / Locação de veículos;
• Locação de espaço
em shoppings / Obtenção ou regularização da documentação (ex: NF).
• Tratamento de dados
variáveis e mailing
Dentro deste contexto o Operador
Logístico de Marketing Promocional gerencia o fluxo de materiais e informações
utilizados nos processo de planejamento, produção, atendimento e operação de um
evento ou uma campanha, de forma a garantir o cumprimento dos prazos
previamente acordados e, principalmente, que seus resultados financeiros
estejam dentro dos custos previamente aprovados e orçados.
A finalidade dessa cartilha é
orientar os setores de planejamento, criação, atendimento e operação das
agências de comunicação e marketing promocional, bem como as áreas de Marketing
e Compras dos Clientes no que tange aos procedimentos de cotação de serviços
logísticos com foco em material promocional.
ROTEIRO
DE COTAÇÃO E ORÇAMENTO LOGISTICO
(o que é preciso ter em mãos antes
de fazer uma cotação de prestação de serviços de logística de marketing
promocional)
Para iniciar a elaboração da cotação
ou orçamento de logística promocional são necessárias informações sobre o
material e o tipo de serviço a ser prestado. Dentre os principais serviços
oferecidos estão o transporte, a armazenagem, o manuseio e a instalação.
1.
DESCRIÇÃO DA MERCADORIA:
É importante no momento da cotação
dos serviços uma descrição detalhada do tipo de material promocional, dimensões
ou a composição dos seus produtos. Desta forma será possível prever o processo
de recebimento do mesmo se haverá necessidade de um tipo de embalagem
diferenciada para o acondicionamento e/ou transporte dos mesmos até o destino.
• Informar o tipo de
material ou a composição do produto: vidro, papel, metal, madeira, acrílico ou
misto (cada
tipo de material exige um tratamento especifico e consulta as transportadoras e
cia. Aéreas para restrição ou melhor adequação)
• Informar a
quantidade de volumes, que podem ser em caixas, gaiolas, armações de madeira,
paletes, sacos (cada tipo exige um tipo de acondicionamento que poder alterar o
peso e/ou cubagem – alterando os custos de frete).
2.
DEFINIÇÃO DE EMBALAGEM:
Informar se a carga ou produtos já
estão embalados para movimentação e em qual tipo de embalagem. O operador
logístico pode fazer uma reavaliação do tipo de material utilizado e propor
“reforço” para garantir a integridade do material.
• No caso de
armazenagem e movimentação, as embalagens utilizadas são as caixas de papelão,
de madeira e de plástico, e sacos, que podem estar unitizadas ou soltas (a
granel). Dependendo do material, a carga pode estar acondicionada em suportes
de plástico ou de madeira.
• UNITIZAÇÃO é o acondicionamento
de uma ou mais mercadorias de peso, tamanho e formato, distintos ou uniformes,
dentro de uma unidade de carga. Exemplo: Cargas paletizadas – cargas
acondicionadas em cima do palete (este tipo de modelo garante melhores
custos na transferência dos materiais).
3.
SÍMBOLOS DE MOVIMENTAÇÃO:
O operador logístico com foco em
material promocional normalmente possui uma estrutura de transporte (frota)
para suportar suas atividades de coleta, transferência ou distribuição.
Entretanto, nem sempre a frota é própria para suportar entregas em diversas
cidades, Estados e pontos de vendas ao mesmo tempo.
Assim, normalmente os operadores se
utilizam de parceiros homologados para a realização deste serviço. Informar as
especificações da carga para inclusão de etiquetas de movimentação e
acondicionamento é um
procedimento importante (não
obrigatório) que auxilia os transportadores e cia. Áreas na melhor movimentação
dos produtos. Alguns símbolos são utilizados para orientar os transportadores:
· Face superior nesta
direção
· Cuidado no
manuseio, transporte e armazenagem, produto frágil.
· Proteger contra
· umidade
· Numero de camadas máximas
para empilhamento
· Proteger do calor
e/ou raios solares
· Proteger da luz
· Não utilizar objeto
cortante para abrir
· Produtos perecíveis
4.
ESPECIFICAÇÕES DA CARGA:
Dentre as informações necessárias
para uma movimentação e armazenagem eficientes, estão: Empilhamento; Exposição
à luz e ao sol e a umidade e Exposição a temperaturas baixas ou elevadas.
A carga pode ser perecível,
perigosa, máquinas e equipamentos ou carga seca, pois é levado em consideração
na hora de acondicionar as cargas dentro do depósito, como por exemplo, não
transportar ou armazenar produtos de higiene e alimentícios próximos.
Como as ações promocionais envolvem
produtos diversos, é importante identificar se os operadores logísticos estão
devidamente credenciados para manusear, transportar ou armazenar produtos com
característica especiais.
Por exemplo, no caso de produtos
cosméticos, farmacológico ou correlato é imprescindível que o operador
logístico tenha uma licença da ANVISA, devidamente publicada no DOU (Diário
Oficial da União). Além do registro, é importante que as normas de segurança no
acondicionamento e controle dos processos estejam devidamente em dia no armazém
e transporte.
VALIDADE: No caso de
campanhas ou eventos que utilizem produtos perecíveis, carga fresca ou produtos
químicos (cosméticos ou farmacológicos) – independente do tipo de ação - é
importante a atenção do cliente, agência e do operador logístico quanto a data
de validade dos produtos no momento da cotação (se possível a compra dos produtos
devem ser realizadas de acordo com a demanda).
EXEMPLO: Um cliente mandou
confeccionar um kit de café para presentear os clientes em seus aniversários.
No kit havia 2 tipos de cafés, cookies, laranjinhas açucaradas, adoçante e um
par de xícaras com a logomarca da empresa. O operador logístico foi cotado para
armazenar os kits prontos (fechados) e fazer as remessas para os clientes – aproximadamente
1000 entregas por mês. No momento do recebimento, 10.000 caixas foram
entregues. Considerando uma expectativa de 1000 entregas por mês, o estoque suportava
10 meses de distribuição. No 2º mês de operação, o operador logístico resolveu
abrir uma das caixas para verificação e se havia necessidade de qualquer
ajuste.
Descobriu naquele momento que os cafés e cookies tinham validade
de 3 meses, e a laranjinha açucarada 45 dias.
Podemos concluir que o fornecedor dos produtos perecíveis (café,
cookies e laranjinha), a agência que preparou as caixas e manuseou os produtos,
a agência contratada para desenvolver o kit e, nem o cliente se atentaram que
os produtos perecíveis precisavam de um cuidado especial ou que a produção
deveria ser reduzida por período. Infelizmente neste caso a logística não foi
envolvida desde o planejamento e a perda dos kits já produzidos foi de
aproximadamente R$ 1 milhão de reais.
5.
FRETE PESO E CUBAGEM:
Informar a pesagem de cada volume,
em Kg (quilograma), caso tenham conhecimento. Caso o material já esteja
embalado para movimentação e armazenagem, considerar:
(Peso unitário por peça x Quantidade
por caixa) + Peso da caixa.
• IMPORTANTE: Caso as
mercadorias estejam a granel, pode haver contato com o fabricante do item para
levantamento de informações técnicas.
• EXEMPLO de como o
planejamento é fundamental na gestão dos custos de logística de uma operação
promocional: O cliente possui uma encomenda com 5 volumes, aproximadamente um
peso total de 200kg e valor da mercadoria de R$ 1.000,00 para ser entregue em
Recife (partindo de São Paulo). Utilizando algumas referências comerciais de
mercado:
• Para entrega em 5
dias úteis (rodoviário), vamos considerar o custo total em 100%.
• Para entrega em 48h
(chamado vôo convencional), a mercadoria irá embarcar no dia seguinte e estará
disponível no cliente em até 2 dias (as vezes é possível entregar em 24h). O incremento de
valor pode chegar a 650% a mais do modal rodoviário.
• Para entrega em 24h
(chamado próximo vôo), o operador logístico/cia.aérea garante que sua mercadoria
irá seguir imediatamente no vôo seguinte. O incremento de valor pode chegar a 2.000%
a mais do modal rodoviário, e 300% do modal aéreo convencional.
• Podemos concluir
que por conta de 3 dias de antecipação no envio de um material promocional, um
cliente/agência poderia ter uma economia importantíssima no custo total do
envio ou da campanha.
CUBAGEM: Quando falamos em
peso, é importante detalharmos o que é peso kilo e sobre cubagem. A cubagem e
peso do material determinam o valor a ser pago pelo transporte. Assim como a
pesagem pode variar de volume para volume, os volumes podem ser diferentes na
sua estrutura.
A cubagem de um volume é calculada da
seguinte maneira:
Altura (cm) X Largura (cm) X profundidade
(cm).
Quando a densidade do material é menor que
seu volume, é necessário calcular a carga com fator de cubagem para termos o
peso Bruto e o peso Cubado. Usualmente a cobrança é feita pela maior pesagem.
Existem algumas diferenças na cubagem do
transporte aéreo e terrestre.
Altura (cm) X Largura (cm) X profundidade (cm)
X 300
Altura (cm) X Largura (cm) X profundidade (cm)
X 166,67
EXEMPLO: O cliente possui
1 caixa com 5 kg nas dimensões 50cm largura X 35cm de comprimento X 30cm de
altura. No transporte rodoviário algumas empresas trabalham com peso kilo, e
neste caso o envio custaria R$ 46,34. Outras empresas rodoviárias cobrariam a
cubagem do material, e o custo seria R$ 51,35. No caso do envio aéreo, aonde
100% das mercadorias são cubadas, o custo seria de R$ 82,50 – quase 100% a
mais do valor do peso kilo no modal
rodoviário.
Desta forma, a definição de prazo versus
peso é uma das combinações mais importantes no momento de construção de uma
cotação de transferência de material promocional, principalmente quando
consideramos envios de displays ou embalagens com dimensões fora do padrão.
6.
PROCESSAMENTO DO PEDIDO / SEPARAÇÃO /MANUSEIO:
Toda ação promocional é uma nova
ação e, portanto, possui características diferenciadas em relação ao
recebimento, atendimento dos pedido/separação, manuseio e expedição. O
importante é definir junto ao
cliente que tipo de informação será
necessário na identificação do kit e a forma como os mesmos devem ser
manuseados. Algumas definições importantes:
• Forma de separação
de materiais (mailing, excel, txt, acess, dados variáveis);
• Colagem de rótulos
e etiquetas (o próprio operador irá imprimir as etiquetas);
• Composição dos
kits: quantidade de material e sortimento – definição da forma de
empacotamento, proteção, plástico bolha, isopor, etc;
• Unitizar para
transporte ou armazenamento (quando é possível a consolidação, há formas de
reduzir os custos na transferência do material).
• Identificação dos
kits, encaminhados para pessoa ou praças.
Além das definições sobre a forma de
acondicionamento do material, é importante a definição do prazo de recebimento
x manuseio da operação.
Muitos operadores possuem uma
estrutura de manuseio adequado ao volume de trabalho médio da operação. Quando
existe uma necessidade de “explodir” uma campanha em um prazo muito curto, cada
operador busca com seus parceiros pessoas com experiência em manuseios. Assim,
algumas campanhas podem ser comprometidas quando a aprovação chega muito próximo
da data limite e os riscos de comprometimento da distribuição por conta do
manuseio são enormes. A coordenação entre fornecedores e operador logístico é
fundamental.
7.
TRANSPORTE/PRAZO/DESTINO:
Um operador logístico
obrigatoriamente não é uma transportadora. Assim, ele se utiliza de parceria em
diferentes modalidades (Transportadoras,
Cia. Aéreas, Correios, Courries, Moto-boys, etc) para atender a necessidade de prazo
para entrega do material. Como já destacamos nos tópicos peso, a definição do
modal é fundamental e o prazo é a referencial principal de escolha (por conta
de custo de transporte ou atendimento dos
prazos).
No momento da cotação é importante
que o cliente tenha em mãos o mailing com as informações mais completa possível
de Cidade, Estado, Endereço, CEP, pessoa de contato, CPF/CNPJ, horários de
entrega, e outros detalhes importantes que garantam a efetividade da entrega. O
que é imprescindível para cotação de frete/distribuição:
• Tipo de
Transporte/Modal: Aéreo e Rodoviário (abrangência da campanha: nacional ou
regional);
• O operador
logístico irá analisar os diferentes prazos de entrega, distância entre praças
e tempo de entrega nos diferentes modais; incluir tempo de deslocamento entre
as capitais e interior (nos modais aéreo e rodoviário)
• Informar o valor da
nota fiscal/carga: Deve ser informado o valor da nota fiscal para efetuar o
seguro Ad-valorem.
Outros componentes que influenciam frete serão:
• O CAT (taxa por conta
das liberações de barreira fiscal – SEFAZ); GRIS (gerenciamento de risco);
Pedágio (distribuição intermunicipal e interestadual);
• O Monitoramento da
Carga. (exigência da seguradora, avaliação do risco, avaliação da necessidade
de acordo com o operador).
• Locais de entrega e
retirada (Ponto- a- ponto ou Multiponto).
• Informações sobre
agendamento de entrega com fornecedores;
• O Embalado para
movimentação ou não, ou necessidade de reembalagem.
• Programação de
retirada e entregas (janelas) – principalmente quando são solicitadas entregas
em redes de supermercado e varejo.
• Tipo de Local de
entrega: Ponto de venda ou brindes (distribuição à domicilio).
• Necessidade de CNPJ
ou CPF único para cada endereço.
• Distribuição
Urgente: definição de prazos para coleta e distribuição direta ou armazenagem e
distribuição.
• Avaliação de
restrições de embarque aéreo ou rodoviário (de acordo com as características
dos materiais).
Além destes dados importantes para
cotação, é também importante ter a previsão de recebimento dos materiais por
parte dos fornecedores, de forma a prever a necessidade de estrutura (pessoas e
insumos) para manuseio ou montagem dos kits antes da expedição para o
transporte.
8.
ENTREGA/CONFIRMAÇÃO:
Em relação às confirmações das
entregas realizadas, atualmente a maioria dos operadores logísticos já possuem
sistemas de rastreamento de cargas/documentos e confirmação de entrega on-line.
Entretanto, o
importante a destacar é que esta
informação, em muitos casos, não é online.
Em alguns casos, somente após a
realização das entregas ao final de cada dia é possível ao operador ser
informado pelos seus representantes ou filiais de quantas entregas foram
realizadas, com dados de horário e
documento do destinatário.
Portanto, ações de positivação ou
confirmações on-line exigem características técnicas diferentes e devem ser
solicitadas no momento da cotação.
9.
ARMAZENAGEM (GESTÃO DE ESTOQUE)
Não são todas as campanhas
promocionais que demandam armazenagem dos produtos, já que “quase todas” são
manuseadas e distribuídas em um período muito curto, e o estoque destes
produtos acabam retornando para o cliente – quando houver.
Entretanto, existem informações
importantes que precisam ser questionadas caso o operador logístico avalie a
oportunidade de desenvolver este tipo de serviço para o cliente, buscando criar
condições de
melhoria para a distribuição e
atendimento das demandas regionais em um prazo mais curto, e/ou com menor
custo. Informações importantes na avaliação de uma gestão de estoque e
armazenagem de produtos
promocionais:
•
Localização do armazém: próximo ao público alvo, vários locais
ou Hub (filiais regionais);
•
Quantidade de volumes a serem recebidos (único, programado ou
fornecimento contínuo);
•
Quantidade de volumes a serem entregues (conforme demanda ou programação
de campanha) - dimensionamento da fabricação e estoque.
•
Prazo de validade dos produtos; Rotatividade e Previsão de
armazenagem: dias, semanas, mês; Embalado para armazenagem: Stretch/ Fitas
metálicas / Amarrações.
•
Empilhamento (quantidade de caixas sobrepostas). Normalmente o
valor de armazenagem é calculado em m3 ou pallet (1,6m3). Assim, a definição do
tipo de empilhamento pode contribuir para otimização de custos.
•
Definição de nível de estoque (alerta de estoque mínimo) para
manter a campanha e o ciclo de abastecimento.
IMPORTANTE: Um diferencial
operacional é a capacidade de interligar o sistema WMS (Warehouse Management
System) ao cliente/agência a partir do acesso as informações via Web. Além do
controle on-line e a qualquer tempo (sem precisar de solicitações aos operadores)
é possível envolver também os fornecedores e coordenadores em diversos pontos
ao mesmo tempo – tornando o follow-up mais eficiente e contribuindo para redução
de custos de frete e produção (gráfica).
Todos estes pontos são importantes
na definição de custos da gestão do estoque do cliente e cada serviço adicional
agrega um valor maior na operação. Portanto, toda vez que houver necessidade de
contratação deste serviço é importante que todas as empresas estejam com a
mesma referência de informação, de forma a evitar custos adicionais futuros.
10.
POLÍTICA FISCAL (uma nova cartilha até o final de 2009)
Por entender que o assunto “Política
Fiscal” demanda uma maior reflexão e discussões com os demais associados, o
Comitê de Logistica Promocional vem trabalhando em conjunto com o Dr. Paulo
Foccacia para produzir um novo material sobre este tema. A previsão do
lançamento é até o final de 2009.
GLOSSÁRIO
RESUMIDO DE TERMOS DE LOGÍSTICA
LOGÍSTICA
(1)
- É o
sistema de administrar qualquer tipo de negócio de forma integrada e
estratégica, planejando e coordenando todas as atividades, otimizando todos os recursos
disponíveis, visando o ganho global no processo no sentido operacional e financeiro.
(Marcos Valle Verlangieri, diretor do Guia Log).
LOGÍSTICA
(2)
- É o
processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto,
o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a produção e
produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto
de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente.
(Council of Logistics Management).
OPERADOR
LOGÍSTICO -
Empresa especializada em movimentar, armazenar, transportar, processar pedidos
e controlar estoques, entre outras coisas. Fornece seus serviços com profissionais
treinados. O serviço pode ser no próprio OL ou nas dependências do cliente.
Tudo dependerá do acordo firmado.
TRANSPORTADORA
DE CARGA GERAL –
Transportador que possui autorização de operação no transporte de produtos em
geral, ou todos os produtos não listados como especiais
ARMAZÉM – Área destinada à
guarda de materiais. Lugar coberto, onde os materiais/produtos são recebidos, classificados, estocados e
expedidos.
ARMAZENAMENTO
DE MATERIAIS –
Atividade que tem a responsabilidade da guarda, preservação e segurança dos
materiais. Incluí o recebimento, conferência, fornecimento, transferências e
devoluções.
MANUSEIO - Deslocamento de
mercadorias executado pelo ser humano. Todo e qualquer movimento do material
com as mãos. Ocorre em curtas distâncias, em geral menores que um metro.
MODAIS
DE TRANSPORTE -
são os tipos/meios de transporte existentes. São eles ferroviário (feito por ferrovias),
rodoviário (feito por rodovias), hidroviário (feito pela água), dutoviário
(feito pelos dutos) e aeroviário (feito de forma aérea).
PALETE
(PALLET)
- É
uma plataforma disposta horizontalmente para carregamento, constituída de vigas
ou blocos com a(s) face(s) sobre os apoios, cuja altura é compatível com a
introdução dos garfos de empilhadeira ou paleteira ou outros sistemas de movimentação.
Permite o arranjo e o agrupamento de materiais, possibilitando o manuseio.
estocagem, movimentação e transporte como uma única carga.
CUBAGEM - Volume cúbico
disponível para estocar ou transportar. Calcula-se o metro cúbico
multiplicando-se o comprimento pela largura e pela altura.
AD
VALOREM
- Taxa
de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegárias proporcionais
ao valor total dos produtos da operação (Nota Fiscal).
AWB - Air Waybill ou
Conhecimento de Transporte Aéreo.
CONHECIMENTO
DE TRANSPORTE (CTRC) - Documento emitido pela transportadora, baseado nos dados da Nota
Fiscal, que informa o valor do frete e acompanha a carga. O destinatário assina
o recebimento em uma das vias.
CIF – (Cost, Insurance
and Freight) Custo, Seguro e Frete. Neste caso, o material cotado já tem tudo
embutido no preço, ou seja, é posto no destino.
FOB
–
(FREE ON BOARD) POSTO A BORDO Termo que indica que a mercadoria é colocada à bordo pelo
vendedor, no porto de embarque designado no contrato de venda. A partir deste
momento, o risco de perdas e danos bem como transporte das mercadorias passa a
ser do comprador.
CONSOLIDAÇÃO
DE CARGAS -
Consiste em criar grandes carregamentos a partir de vários outros pequenos.
Resulta em economia de escala no custo dos fretes. É preciso um bom
gerenciamento para utilizar este método, pois é necessário analisar quais
cargas podem esperar um pouco mais e serem consolidadas. Se mal executado,
compromete a qualidade do serviço de transportes, pois gerará atrasos.
MANIFESTO
DE CARGA
–
Lista contendo todos os itens de carga expedidos em determinado vôo, embarcação
ou veículo. Um manifesto geralmente engloba toda a carga e independe do fato
desta ser entregue em um único ou vários destinos. Os manifestos geralmente
listam a quantidade de peças, peso, nome e endereço do destinatário.
SKU - Stock Keeping
Units. Representa a unidade para a qual informações de venda e de gestão de
estoque são mantidas. Pode ser uma unidade de consumo de um produto ou uma
caixa coletiva com diversas unidades do mesmo. Uma caixa coletiva com 20 unidades
de um determinado item (sabonete de um dado tamanho e dado perfume, por exemplo)
constitui um SKU, enquanto outra caixa com 40 unidades da mesma unidade de
consumo representa um outro SKU.
SLA - Service Level
Agreement ou Acordo sobre o Nível de Serviço.
TMS - Transportation
Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Transporte.
WMS - Warehouse
Management System ou Sistemas de Gerenciamento de Armazém.
Fontes: