01/03/2009

DICAS - 34 dicas para o seu blog não se tornar chato

1- O tempo de resposta do seu website é de longe um dos factores mais importantes a ter em conta. Um website ou blog lento é meio caminho andado para afastar os leitores. Eu por exemplo acho que o servidor do John Chow é uma autêntica miséria. Serei o único?

2- As hiperligações que levam os utilizadores a outras informações, devem estar sempre disponíveis noutra cor. Normalmente o azul funciona bastante bem.

3- Diga não ao Flash por diversas razões. Principalmente porque são necessários plugins no browser, e depois porque a grande maioria dos sites em flash são lentos a carregar toda a informação.

4- Não faça uma Intro porque isso de facto interessa muito pouco a quem procura conteúdos de qualidade. Além do mais, você estará a dar mais destaque à sua imagem do que propriamente aos seus conteúdos.
5

- Aproveite as sugestões dos seus utilizadores relativamente aos seus gostos. Poderá posteriormente fazer pequenos ajustes no design ou nos elementos do seu website ou blog.

6- Simplicidade é sempre a regra nº1 do sucesso. Quanto menos publicidade e menos widgets utilizar, menos disperso andará o seu leitor.

7- Focalize-se nos conteúdos ao invés de se focalizar num design absurdamente bonito e ao mesmo tempo pesado. As páginas mais simples, são as que recolhem maior número de pageviews. Keep it Simple.

8- Altere a cor nos links já navegados. Isso fará com que o utilizador saiba de antemão que já visitou aquela página, e que provavelmente estará lá a informação de que necessita. Também poderá equacionar navegar noutras páginas porque já visitou aquela.
Copywrite e Dicas de Usabilidade

9- Não escreva em demasia. Quanto maiores forem os seus posts, menor será a atenção e a fixação de informação importante. Uma boa técnica para contornar esse aspecto, é sublinhando títulos, ou alterando cores. Pode também escrever em forma de tópicos.

10- Escreva num estilo descontraído, mas ao mesmo tempo pragmático e incisivo. Não cometa o erro de tentar vender um produto ou uma imagem através dos conteúdos.

11- Escreva em Português que se leia. Se utilizar uma linguagem demasiado formal ou exageradamente rica em palavras pouco fluentes, irá afastar muitos leitores. Escreva como se estivesse a falar com uma audiência dos 10 aos 60 anos.

12- Escreva o mais importantes nos primeiros 2 parágrafos, uma vez que muitos utilizadores irão ler esse ínicio com atenção, e depois farão um ligeiro scan ao resto do artigo.

13- Coloque as palavras importantes a bold, à medida que vai redigindo um artigo. Isso fará com que o leitor retenha a informação importante e simplificada.

14- Utilize títulos fortes. Muitos leitores que lêem os RSS Feeds, fazem-no bastante mais rapidamente que os utilizadores que lêem emails. Se tiver títulos fortes e atractivos, fará com que os leitores de Feed se sintam interessados.

15- Não utilize texto pequeno. Primeiro porque dificulta a leitura. Segundo porque faz-lhe mal aos olhos. Terceiro porque afasta muita da audiência mais velha, por exemplo.

16- Faça com que os seus títulos se enquadrem nos conteúdos. Não crie grande buzz com títulos falsos, porque isso não lhe irá trazer retorno, antes pelo contrário.

17- Não começe um artigo sempre com a mesma frase. Isso fará com que seja imperceptível nas pesquisas de artigos, e ao mesmo tempo irá afastar o leitor.

18- Escreva números com números. Quando escrever um determinado número, utilize números reais e não texto escrito.

19- Não coloque uma lista de links na sua barra lateral, sem explicar para que servem e qual o seu real interesse.

20- A navegação e interface devem ser simples, de forma ao utilizador ambientar-se com o site em poucos minutos e saber onde procurar conteúdos e ferramentas.

21- Coloque um foco editorial, seleccionando uma lista dos melhores artigos por exemplo.

22- Não crie páginas sozinhas. Todo o conteúdo dever estar inter-ligado à informação.

23- Ofereça espaços criativos aos seus utilizadores, que façam com que estes interajam com o seu website de forma dinâmica. Esse tipo de espaços ou ferramentas podem ir desde votações online, chat, forums, jogos, fichas de feedback, etc.

24- Não utilize ficheiros PDF como forma principal de dar a conhecer matéria. Isso irá afastar o leitor do que estava a fazer. Utilize somente PDF’s quando pretende distribuir eBooks ou matéria especifica.

25- Optimize os títulos das suas páginas. Use o plugin All in One SEO ou outro, para que cada página sua tenha um título próprio. Isso é importante quando o utilizador guarda a página nos bookmarks.

26- Construa uma biografia sua na página de autor. Geralmente os leitores mais aficionados e interessados, gostam de saber quem estão a seguir.

27- Utilize um plugin para dar relevância a outros posts. É importante dar a conhecer aos seus leitores outros posts de interesse quando eles chegarem ao final do que estão a ler.

28- Focalize-se na temática do blog. Quanto mais específico você for, mais qualidade terá a sua audiência. Além disso, ser específico é meio caminho para se tornar uma autoridade no nicho onde actua.

29- Não utilize pop-ups como forma de publicitar seja o que for. Um pop-up é um elemento visual intrusivo, e muitos utilizadores não gostam de os receber.

30- Uma boa navegação, fará com que os seus lucros disparem. Quanto mais simples e navegável for o seu website ou blog, maior será o retorno do investimento (ROI).

31- Construa fidelização. Construir uma base de leitores fieis e um website ou blog credível, é das tarefas mais complexas que os bloggers ou webmasters têm.

32- Desenhe uma página de erro 404 decente, para que não perca um leitor quando ele chega a essa mesma página. Uma página de erro é importante para direccionar um leitor para outro ponto de interesse.

33- Responda aos emails dos seus leitores, focando-se principalmente nas suas questões e nos seus problemas. Seja pragmático e ao mesmo tempo simpático.

34- Faça questionários curtos para que a sua taxa de sucesso seja elevada. Tenha em mente que o processo deverá ser curto e pouco penoso para quem responde.