Os planeadores e gestores de marketing consideram que o produto existe a três níveis:
Produto estratégico: O(s) benefício(s) básicos ou as características de perfomance que definem o produto. Apesar de o produto estratégico poder ser o objecto físico - aquilo a que Theodore Levill chama «a coisa que se pode deixar cair em cima do pé» -, não é isso que as pessoas compram.
Produto esperado: Os clientes compram o produto esperado. Por vezes denominado o produto real ou genérico. inclui todas as qualidades de apoio e os serviços regulares que o cliente espera, tais como entrega rápida e garantias de substituição no caso de o produto falhar.
Produto aumentado: Inclui as características e serviços adicionais ao produto esperado. Com o aumento do produto, o gestor de marketing procura «encantar», não não apenas satisfazer as expectativas dos clientes.
Preço: é a consideração do valor - geralmente em dinheiro - de que o consumidor está disposto a abdicar para adquirir um produto. O preço depende da procura do mercado, da concorrência e do custo da produção, incluindo a I&D, o fabrico e o marketing. ASo fixar um preço, o fabricante pode estabelecer um chão, o preço mínimo e um tecto, o preço máximo. O primeiro é determinado pelo fabricante, o segundo pela procura do cliente.
Distribuição: na linguagem de marketing, a distribuição é feita através de canais, envolvendo fabricantes, armazenistas (ou grossistas), retalhistas e representantes de vendas. Os gestores de marketing tendem a distinguir os canais de distribuição da ligística, o transporte físico de peças e matérias-primas dos fornecedores para os fabricantes e do produto final dos fabricantes para os armazéns dos grossistas, e daí para os pontos de venda onde os clientes compram o produto. Do ponto de vista do produtor, a logística e os canais de distribuição podem ser complexos e exigentes.
Comunicação: A Associação Americana de Agências de Publicidade de fine comunicação como «interpretar para o público, ou por segmentos desejados do público, informação sobre um produto, ou serviço, legalmente comercializado». A comunicação é a imagem pública da empresa. Mix da comunicação: Publicidade; Vendas pessoais; Promoção de vendas; Relações públicas.
Outras definições:
Produto: Qualidade; Características; Estilo; Marca; Embalagem; Linha de Produtos; Garantias; Assistência técnica; Outros serviços.
Distribuição: Canais de distribuição; Cobertura de distribuição; Pontos de venda; Zonas de venda; Quantidade de stocks; localização dos stocks; Transportes.
Preço: Nível; descontos e reduções; Rappel; Condições de pagamento.
Comunicação: Venda pessoal (força de vendas); Publicidade; Relações públicas; Promoção; Marketing directo; Publicity.
Fonte: Peter Drucker