01/03/2009

MARKETING - Análise breve de cada um dos «Ps»

Produto - é um objecto (um carro, um barco, um pocote de batatas fritas) ou serviço palpável (reparação de automóveis, armanezamento de barcos, limpeza da alcatifa para remover os restos das batatas fritas que tombaram dos pratos) pelo qual o cliente paga dinheiro. O produto é o ingrediente central do marketing mix. Sem ele, não haveria nada para atribuir preço, distribuir ou promover.
Os planeadores e gestores de marketing consideram que o produto existe a três níveis:

Produto estratégico: O(s) benefício(s) básicos ou as características de perfomance que definem o produto. Apesar de o produto estratégico poder ser o objecto físico - aquilo a que Theodore Levill chama «a coisa que se pode deixar cair em cima do pé» -, não é isso que as pessoas compram.

Produto esperado: Os clientes compram o produto esperado. Por vezes denominado o produto real ou genérico. inclui todas as qualidades de apoio e os serviços regulares que o cliente espera, tais como entrega rápida e garantias de substituição no caso de o produto falhar.

Produto aumentado: Inclui as características e serviços adicionais ao produto esperado. Com o aumento do produto, o gestor de marketing procura «encantar», não não apenas satisfazer as expectativas dos clientes.

Preço: é a consideração do valor - geralmente em dinheiro - de que o consumidor está disposto a abdicar para adquirir um produto. O preço depende da procura do mercado, da concorrência e do custo da produção, incluindo a I&D, o fabrico e o marketing. ASo fixar um preço, o fabricante pode estabelecer um chão, o preço mínimo e um tecto, o preço máximo. O primeiro é determinado pelo fabricante, o segundo pela procura do cliente.

Distribuição: na linguagem de marketing, a distribuição é feita através de canais, envolvendo fabricantes, armazenistas (ou grossistas), retalhistas e representantes de vendas. Os gestores de marketing tendem a distinguir os canais de distribuição da ligística, o transporte físico de peças e matérias-primas dos fornecedores para os fabricantes e do produto final dos fabricantes para os armazéns dos grossistas, e daí para os pontos de venda onde os clientes compram o produto. Do ponto de vista do produtor, a logística e os canais de distribuição podem ser complexos e exigentes.

Comunicação: A Associação Americana de Agências de Publicidade de fine comunicação como «interpretar para o público, ou por segmentos desejados do público, informação sobre um produto, ou serviço, legalmente comercializado». A comunicação é a imagem pública da empresa. Mix da comunicação: Publicidade; Vendas pessoais; Promoção de vendas; Relações públicas.

Outras definições:

Produto: Qualidade; Características; Estilo; Marca; Embalagem; Linha de Produtos; Garantias; Assistência técnica; Outros serviços.

Distribuição: Canais de distribuição; Cobertura de distribuição; Pontos de venda; Zonas de venda; Quantidade de stocks; localização dos stocks; Transportes.

Preço: Nível; descontos e reduções; Rappel; Condições de pagamento.

Comunicação: Venda pessoal (força de vendas); Publicidade; Relações públicas; Promoção; Marketing directo; Publicity.



Fonte: Peter Drucker