01/03/2009

VENDAS - O bom atendimento otimiza vendas

A relação do vendedor com o cliente pode significar um grande diferencial

O atendimento é uma grande fonte de aumento das vendas para as empresas.


Em um ambiente de alta concorrência, em que os produtos são muito similares em termos de características e preços, o atendimento passa a ser um grande diferencial. Observe o que pode ser feito para vender mais usando o atendimento em favor da empresa.

- Tipos de atendimento e abordagem: o primeiro passo é identificar que tipo de atendimento é o mais adequado ao seu negócio. Em vendas técnicas, por exemplo, o papel do atendente é decisivo e formador de opinião. Em outros segmentos, o atendente serve como apoio à decisão de compra.

- Atendimento e identidade: se o atendimento passa a ser um dos principais diferenciais das empresas em um mercado competitivo, você deve criar uma identidade de atendimento, ou seja, um padrão, de forma que o cliente associe seu negócio a um bom atendimento.

- Prospecção de estilos: ao entrar em um estabelecimento, o cliente emite vários sinais sobre sua personalidade por meio da comunicação não-verbal (vestimenta, gestos etc. ) e verbal que podem ser decodificados pelos bons profissionais de vendas. Esses sinais definem um padrão de comportamento do cliente e permitem que o atendente adapte-se ao seu estilo, melhorando o processo de comunicação e, por conseqüência, aumentando as chances de realizar uma boa venda.

Fonte: Sebrae