01/03/2009

VENDAS - Promoção no ponto de venda

O objetivo das promoções é, basicamente, ampliar o volume das vendas

O objetivo de uma promoção é ampliar o volume de vendas de uma empresa, por meio de produtos que realmente levem vantagens aos consumidores. É utilizada em momentos em que os produtos precisam de destaque, seja por ocasião de lançamento ou por estar esquecido no mercado. O ponto de venda tem de ser adequadamente preparado para períodos de promoções.
Se a empresa não tem o hábito de promover promoções com produtos de preços e qualidade vantajosos aos clientes, pode estar cometendo um grande erro. O objetivo de uma promoção é ampliar o volume de vendas de uma empresa, por meio de produtos que realmente levem vantagens aos consumidores.


É utilizada normalmente nas seguintes situações:

- Ao introduzir um novo produto;
- Quando se deseja ampliar a demanda de um determinado produto;
- Para promover o instinto de compra dos consumidores, por meio de preços atrativos;
- Para beneficiar, renovar ou identificar a imagem ou a marca de um produto ou de toda a empresa;
- Para provocar interesse por produtos de baixa rotação.

Recomendações:

1. Utilize um calendário anual de promoções, criando um hábito em seus consumidores de esperar por promoções sazonais.

2. Providencie a compra de mercadorias, dentro de um prazo conveniente, lembrando-se de negociar com fornecedores vantagens mútuas, estabelecendo parcerias no período promocional.

3. Verifique, durante o período da campanha, se o tema foi obedecido para os anúncios, cartazes, displays, fachada da loja, decoração interna e cartazes de preço, se as mercadorias compradas foram recebidas pelo estoque e se estarão disponíveis em dias de promoção e se o projeto da vitrine está bem executado.

4. Treine o pessoal de vendas em função das campanhas promocionais.

5. Prepare o ponto de vendas convenientemente, pensando:
- No tráfego de pessoas;
- No destaque dos produtos promovidos;
- Em passar uma mensagem simples, clara e dinâmica;
- Na leitura fácil e clara do preço, mesmo à distância;
- Que todas as mercadorias devem ter seus preços marcados;
- Que as mercadorias deverão estar limpas e em bom estado.

Fonte Sebrae