01/03/2009

VENDAS - Elaboração de manual interno de vendas

O atendimento a um cliente deve ser uniforme, independentemente de ser prestado por vendedores diferentes.

Quando o cliente é atendido em uma empresa, deve receber um tratamento uniforme, independentemente de ser atendido por vendedores diferentes ou ocasiões distintas. Para que se atinja este padrão, é importante a elaboração de um manual técnico de vendas. Esse manual deve ser específico para cada empresa e conter todos os aspectos relacionados com a venda. O manual técnico de vendas pode ser desenvolvido internamente pela gerência de vendas em conjunto com os colaboradores.

TópicosUm manual interno de vendas deve conter:

1. A filosofia de vendas da empresa.

2. Critérios utilizados nas operações de vendas: - Tabelas de produto. - Tabelas de descontos possíveis. - Critérios e prazos na concessão de crédito. - Recebimento de mercadorias e estoque. - Características de exposição das mercadorias. - Registros e controles que devem ser realizados a cada venda.

3. Funções da gerência de vendas.

4. Postura e critérios utilizados no atendimento aos clientes.

5. Calendário de reuniões.6. Normas para estabelecimento de metas e objetivos.7. Modelos de formulários a serem preenchidos pelos vendedores e pela administração de vendas.

Fonte: Sebrae