O atendimento a um cliente deve ser uniforme, independentemente de ser prestado por vendedores diferentes.
Quando o cliente é atendido em uma empresa, deve receber um tratamento uniforme, independentemente de ser atendido por vendedores diferentes ou ocasiões distintas. Para que se atinja este padrão, é importante a elaboração de um manual técnico de vendas. Esse manual deve ser específico para cada empresa e conter todos os aspectos relacionados com a venda. O manual técnico de vendas pode ser desenvolvido internamente pela gerência de vendas em conjunto com os colaboradores.
TópicosUm manual interno de vendas deve conter:
1. A filosofia de vendas da empresa.
2. Critérios utilizados nas operações de vendas: - Tabelas de produto. - Tabelas de descontos possíveis. - Critérios e prazos na concessão de crédito. - Recebimento de mercadorias e estoque. - Características de exposição das mercadorias. - Registros e controles que devem ser realizados a cada venda.
3. Funções da gerência de vendas.
4. Postura e critérios utilizados no atendimento aos clientes.
5. Calendário de reuniões.6. Normas para estabelecimento de metas e objetivos.7. Modelos de formulários a serem preenchidos pelos vendedores e pela administração de vendas.
Fonte: Sebrae